Pular para o conteúdo principal

A comunhão espiritual

Noção


Com o nome de Comunhão Espiritual entende-se o piedoso desejo de receber a Eucaristia, quando não se pode recebê-la sacramentalmente.
"De duas maneiras adverte São Tomás pode-se receber espiritualmente a Cristo. Uma em seu estado natural, e desta maneira a recebem espiritualmente os anjos, enquanto unidos a Ele pela fruição da caridade perfeita e da clara visão, e não com a fé, como nós estamos unidos aqui (na Terra) a Ele. Este pão esperamos receber, também nós, na glória. Outra maneira de recebê-Lo espiritualmente é enquanto contido sob as espécies sacramentais, crendo n'Ele e desejando recebê-Lo sacramentalmente. E isto não só é comer espiritualmente a Cristo, mas também receber espiritualmente o sacramento" (III, 80, 2).
Das palavras finais do Doutor Angélico, deduz-se que a Comunhão Espiritual nos traz, de certo modo, o fruto espiritual da própria Eucaristia recebida sacramentalmente, ainda que não seja ex opere operato, mas unicamente ex opere operantis.

Excelência

Pela noção que acabamos de dar, já se pode vislumbrar a grande excelência da Comunhão Espiritual. Foi recomendada vivamente pelo Concílio de Trento (D 881), e tem sido praticada por todos os santos, com grande proveito espiritual.
Sem dúvida, constitui uma fonte ubérrima de graças para quem a pratique fervorosa e freqüentemente. Mais ainda: pode ocorrer que com uma Comunhão Espiritual muito fervorosa receba-se maior quantidade de graças do que com uma Comunhão Sacramental recebida com pouca devoção. Com a vantagem de que a Comunhão Sacramental não pode receber-se mais do que uma só vez por dia, e a Espiritual pode repetir-se muitas vezes.

Modo de fazê-la

Não se prescreve nenhuma fórmula determinada, nem é preciso recitar nenhuma oração vocal. Basta um ato interior pelo qual se deseje receber a Eucaristia. É conveniente, sem embargo, que abarque três atos distintos, ainda que seja brevissimamente:
a) Um ato de Fé, pelo qual renovamos nossa firme convicção da presença real de Cristo na Eucaristia. É excelente preparação para comungar espiritual ou sacramentalmente;
 b)
 Um ato de desejo de receber sacramentalmente a Cristo e de unir-se intimamente com Ele. Neste desejo consiste formalmente a Comunhão Espiritual;
c) Uma petição fervorosa, pedindo ao Senhor que nos conceda espiritualmente os mesmos frutos e graças que nos outorgaria a Eucaristia realmente recebida. 

Advertências

1) A Comunhão Espiritual, como já dissemos, pode repetir-se muitas vezes por dia. Pode fazer-se na igreja ou fora dela, a qualquer hora do dia ou da noite, antes ou depois das refeições.
2) Todos os que não comungam sacramentalmente deveriam fazê-lo ao menos espiritualmente, ao ouvir a Santa Missa. O momento mais oportuno é, naturalmente, aquele em que comunga o sacerdote.
3) Os que estão em pecado mortal devem fazer um ato prévio de contrição, se querem receber o fruto da Comunhão Espiritual. Do contrário, para nada lhes aproveitaria, e seria até uma irreverência, se bem que não um sacrilégio.
(Pe. Antonio Royo Marín, OP, "Teología Moral para Seglares  Los Sacramentos - BAC, Madrid, 1984, pp. 245 a 247) 


Ver oração de comunhão espiritual aqui

Postagens mais visitadas deste blog

Oração Flecha de Ouro (para reparar as blasfêmias contra Cristo).

Oração da Fecha de Ouro Um ato de Louvor e Reparação ditada por Nosso Senhor à Irmã Marie de Saint-Pierre. "O Santíssimo, Sagrado, Adorável, incompreensível e indescritível Nome de Deus seja sempre louvado, abençoado, amado, adorado e glorificado, no céu, na terra, e debaixo da terra, por todas as criaturas de Deus e pela Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar. Amém". Depois de receber esta oração, Irmã Marie teve uma visão na qual ela viu o Sagrado Coração de Jesus ferido pela "Oração da Flecha de Ouro" como torrentes de graças saiam dele para a conversão dos pecadores. Nosso Senhor disse à Irmã Marie de Saint-Pierre, em 16 de março de 1844, "Oh, se você soubesse o grande mérito que você adquire por dizer ainda uma vez," Admirável é o Nome de Deus", no espírito de reparação de blasfêmia.

Devoção à Santa Face de Jesus (orações e ladainha).

Devoção à Santa Face de Jesus Em 24 de novembro de 1843, Nosso Senhor falou as seguintes palavras à Carmelita francesa, a Irmã Marie de Saint-Pierre: "A terra é coberta com crimes. A violação dos primeiros três mandamentos de Deus tem irritado o meu Pai. O Santo Nome do Deus é blafemado, e o Santo Dia do Senhor profanado, enche a medida em iniqüidades. Estes pecados subiram até o Trono de Deus e provocou Sua ira que se fará em breve se sua justiça for apazigada. Em nenhum momento, estes crimes chegou a um tal ponto. " Nosso Senhor apareceu várias vezes à Irmã Marie para pedir ressarcimento a ser feito para o Seu Santo Rosto. Estas revelações desfrutam de plena aprovação da Igreja Católica. Céu disse-nos que através da Irmã Maria que o Santo Rosto de Jesus é um símbolo da religião católica. Não será isto uma velada profecia para a Igreja dos nossos dias? A crise de fé que tem atingido a Igreja desde o 1960 tem corrompido e desfigurado o rosto do catolicismo. Promessas de Nosso

LADAINHA DA HUMILDADE (versão completa).

LADAINHA DA HUMILDADE (versão completa). Card. RAFAEL MERRY DEL VAL, Secretário de São Pio X. 1. Senhor, tende piedade de nós. 2. Cristo, tende piedade nós. 1. Senhor, tende piedade de nós. 2. Jesus manso e humilde de coração: ouvi-nos. 1. Jesus manso e humilde de coração: atendei-nos. 2. Jesus manso e humilde de coração: fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. 1. Do desejo de ser estimado, livrai-me, Jesus! 2. Do desejo de ser amado, livrai-me, Jesus! 1. Do desejo de ser procurado, livrai-me, Jesus! 2. Do desejo de ser louvado, livrai-me, Jesus! 1. Do desejo de ser honrado, livrai-me, Jesus! 2. Do desejo de ser preferido, livrai-me, Jesus! 1. Do desejo de ser consultado, livrai-me, Jesus! 2. Do desejo de ser aprovado, livrai-me, Jesus! 1. Do desejo de ser adulado, livrai-me, Jesus! 2. Do temor de ser humilhado, livrai-me, Jesus! 1. Do temor de ser desprezado, livrai-me, Jesus! 2. Do temor de ser rejeitado, livrai-me, Jesus! 1. Do temor de ser caluniado, livrai-me, Jesus! 2. Do temo